Chupar limão desgasta os dentes?

VERDADE.

A acidez do limão pode corroer o esmalte.

 

Quem tem esse costume e coloca em prática em média de três a quatro vezes ao dia – pode vir a apresentar desgaste com o passar do tempo. Se você é fã somente da limonada, pode ficar tranquila. Ainda que tome o suco diariamente, dificilmente irá estragar o esmalte. Lembrando que após o consumo, a boca deverá ser higienizada.

 

Frutas cítricas

Frossard explica que, quando consumidas de forma exagerada, as frutas cítricas podem ser prejudicais aos dentes. “Isso porque, normalmente, elas são bem ácidas, podendo gerar uma erosão ácida nos dentes (prejudicando a camada mais externa do dente, o esmalte), provocando desgastes irreversíveis e, além disso, facilitar o aparecimento das cáries”, diz.

Por outro lado, destaca o especialista, o consumo moderado pode ser benéfico. “Porque essas frutas promovem uma produção maior de saliva, ajudando numa autolimpeza dos dentes”, explica.

O dentista dá ainda uma dica importante: “após ingerir frutas ou sucos cítricos, tome um copo de água. Espere vinte minutos, e escove os dentes, já que escová-los logo após o consumo de substâncias cítricas pode contribuir para o desgaste do esmalte”.

Vale reforçar: não é necessário excluir o consumo de frutas cítricas, mas, sim, não consumi-las exageradamente.

 

Alimentos em conserva

Alimentos em conserva, como, por exemplo, picles, assim como as frutas cítricas, podem prejudicar os dentes. “Isso porque também são altamente ácidos devido ao vinagre que é posto para conservá-los”, explica Frossard.

O dentista frisa, porém, que o problema só ocorrerá se esse tipo de alimento for consumido em excesso.

Uma dica para evitar o consumo de alimentos em conserva é optar sempre que possível por vegetais frescos.

Frutas secas

Frossard explica que as frutas secas podem, de certa forma, ser prejudicais aos dentes. “Por serem desprovidas de água, acabam tendo um maior poder de grudar na superfície dentária, facilitando o processo de proliferação das bactérias da cárie – isso se os dentes não forem escovados logo após o consumo –, além de possuírem um alto teor de açúcar”, diz.

Então a dica é escovar os dentes logo após consumir este tipo de alimento e também não exagerar no consumo.

 

 

 

Base: dicasdemulher

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.