Periodontia

Periodontia


A Periodontia é a especialidade da odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como uma gengivite ou periodontite.

 

Gengivite: É a doença periodontal que se limita à gengiva, a qual inflama devido à presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento.

Os principais sinais são: sangramento após a escovação ou uso do fio dental e gengiva levemente inchada e avermelhada. Se não for tratada a gengivite pode progredir para periodontite.
Periodontite: É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana. Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor.

Os principais sinais são:

– Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental;

– Gengivas vermelhas ou inchadas;

– Dentes amolecendo e mudando de posição;

– Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

PREVENÇÃO

Prevenir a doença periodontal é muito fácil! Basta ter uma escovação efetiva e regular, e usar diariamente o fio/fita dental. As visitas regulares ao dentista ajudam a prevenir essas e outras doenças na boca.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.