Apnéia

Apnéia

O que é apnéia do sono?

Ronco pode atrapalhar seu sono e incomodar o seu parceiro quarto. Ele também pode ser uma ameaça à vida, quando é sintomático da apnéia do sono, um distúrbio que se caracteriza por breves pausas na respiração durante o sono. Estas pausas podem ocorrer muitas vezes, ao longo de uma noite, e pode interferir com as etapas normais de sono.

Ronco e Apnéia do Sono

O ronco pode atrapalhar o sono e incomodar o parceiro quarto. Ele também pode ser uma ameaça à vida, quando é sintoma da apnéia do sono, um distúrbio que se caracteriza por breves pausas na respiração durante o sono. Essas pausas podem ocorrer muitas vezes, ao longo de uma noite, e podem interferir nas etapas normais de sono.

Vale ressaltar que as pessoas que sofrem desse mal também podem perder o fôlego, cair no sono durante o dia, ter dosagem off durante o trabalho ou no cinema, sofrem de cansaço excessivo e falta de memória, entre outras sintomas.

A Apnéia do Sono tem sido relacionada com mortes de automóveis de acidentes, doenças do coração, pressão alta, derrame e diabetes.

Entendendo a Apnéia do Sono

A ajuda começa através de uma história abrangente, incluindo os sintomas, hábitos de sono, problemas familiares e de trabalho, condições médicas, medicamentos, padrões de sonolência e como o problema afeta aqueles ao redor do paciente. Existem questionários simples que podem ajudar a quantificar a gravidade do problema.

Essa história é seguida por um exame durante o qual as vias respiratórias serão avaliados, bem como os dentes, a função da mandíbula, peso e pressão arterial. Muitas vezes, os testes de laboratório do sono serão ordenados para avaliar melhor a gravidade do problema.

Obtendo ajuda para a Apnéia do Sono

Nos casos leves, as recomendações simples, como perder peso, dormir de lado, praticar atividade física e evitar álcool podem ajudar. Outras vezes, nenhuma intervenção é necessária para ajudar a abrir as vias respiratórias.

Nos casos moderados a graves os médicos podem prescrever um tratamento conhecido como CPAP (pressão positiva contínua). Esse é um dispositivo eletrônico que bombeia ar através de uma máscara facial ou nasal enquanto o paciente dorme. Muitas pessoas deixam de usar o CPAP por acharem desconfortável, barulhento e, em geral, param de usá-lo ao longo do tempo.

Aparelhos dentários podem ser extremamente úteis para o tratamento de ronco e apnéia de sono (leve a moderada). Esses aparelhos vêm em muitas formas e configurações, mas geralmente envolvem dois componentes. São usados em um dos dentes superiores e outro sobre os dentes inferiores.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.